Aprenda dicas para melhorar o devocional e o relacionamento com Deus.

Como fazer o devocional

O devocional é o tempo que separamos para ficar a sós com o Senhor e buscá-Lo. É um instrumento para mantermos o nosso relacionamento com Deus, assim como fazia Jesus:

De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava.

Marcos 1:35 AR

De maneira geral, podemos definir um relacionamento como a síntese entre tempo e comunicação dedicados a manter uma ligação com outra pessoa. Quanto mais tempo e melhor a comunicação, maior se torna a intimidade do relacionamento. De forma simples:

  • Tempo é a quantidade
  • Comunicação é a qualidade

Tempo com Deus

É um fato que se você não tiver tempo com Deus, nunca terá um relacionamento com Ele. E sem relacionamento com Deus, nada na vida cristã faz sentido. Portanto, o momento mais importante da sua vida é acordar de manhã para ter tempo a sós com Deus.

Digo pela manhã porque este é o padrão que vemos na Bíblia: Marcos 1:35; Provérbios 8:17; Salmo 90:14; 119:147,148; 5:3. E sabemos que é quando nossa mente está mais arejada e a correria das preocupações do dia ainda não começaram. Jesus sabia disso, e fazia a mesma coisa (Mc.1:35).

Comunicação com Deus

Já a comunicação é uma via de mão dupla: você fala e alguém lhe ouve, e a outra pessoa fala e a você a ouve. Logo, com Deus também é assim:

  • Você fala e Deus lhe ouve: Oração
  • Deus fala e você O ouve: Bíblia

É por isso que é impossível desenvolver um relacionamento com Deus sem Bíblia e Oração: ou seja ouvir a Deus e falar com Deus.

Um exemplo de devocional

Agora que sabemos que o devocional é uma síntese de tempo e relacionamento, podemos ver um exemplo. Mas o exemplo que mostro a seguir não é uma receita ou uma regra. Afinal, relacionamento com Deus é algo pessoal e a ser desenvolvido – não existem regras. Cada pessoa tem um jeito particular pelo qual aprende com Deus a se relacionar com Ele.

Mas existem sim elementos comuns que o próprio Deus usa para se relacionar conosco. Como vimos, para o devocional precisamos de tempo, da Bíblia e de oração (para ouvir e falar com Deus). E agora também podemos acrescentar um último elemento muito presente ao longo de todas as Escrituras: o louvor. A origem da palavra louvor significa elogio. Portanto, quando louvamos, elogiamos a Deus. Biblicamente, é a forma mais bonita de expressarmos a importância, a grandeza e a beleza do Senhor (leia mais sobre louvor).

Assim, temos o seguinte exemplo de um devocional:

*Não inclui o momento de intercessão.

Esta é apenas uma amostra do que pode ser feito para desenvolver o seu relacionamento com Deus no seu momento devocional. Pode usar esse exemplo para adaptar o seu. Com certeza, o Senhor vai lhe mostrar como vocês dois podem aproveitar o seu tempo juntos. E se quiser mais dicas de como aproveitar melhor a sua leitura da Bíblia, preparamos este outro artigo: Como ler a Bíblia.

Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.

Salmos 27:8 AR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *