grayscale photo of people raising their hands

O significado bíblico de louvor

Entenda o significado bíblico de louvor e aprenda a diferença entre louvor e música.

Introdução

Quando falamos sobre os aspectos de nosso relacionamento com Deus, normalmente damos ênfase a leitura da Bíblia e a oração, mas às vezes nos esquecemos do louvor.

E nos últimos tempos, temos visto como a música tem tornado cristãos em artistas famosos, e, ao mesmo tempo, como as letras se tornaram vazias de significado. Muitos cristãos nem sabem, mas, às vezes, estão cantando heresias e até letras ofensivas a Deus ao invés de adorá-lo.

O significado bíblico de louvor

Se queremos saber a maneira correta de adorar a Deus por meio do louvor, precisamos analisar os louvores que a própria Bíblia apresenta. Para nos ajudar a entender o significado bíblico de louvor, vamos analisar dois exemplos:

Um exemplo de louvor no Céu

Seria ótimo se tivéssemos um exemplo do tipo de louvor que se canta para Deus no Céu. Mas e se eu disser que na verdade temos? Encontramos um relato dos anjos louvando na visão que João teve no livro de Apocalipse. E ele ainda nos deu a letra:

E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.

Apocalipse 5:9

Analisando o conteúdo da letra que os anjos cantavam, encontramos dois elementos principais: (1) quem Deus é e (2) o que Deus faz. Veja:

Apocalipse 5:9

Um exemplo de louvor nos Salmos

Apesar de não ser exclusivamente uma coletânea de louvor, encontramos uma série de louvores nos Salmos. Ele contém diversos exemplos cujas letras foram inspiradas pelo Espírito Santo e tem sido utilizado pelo povo de Deus ao longo dos milênios.

Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.
Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.
Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.
Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha.
Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória.

Salmos 24

No Salmo 24 o Senhor está sempre sendo elogiado. Deus está no centro da letra, e assim como no exemplo anterior, encontramos a mesma estrutura Básica:

  1. Quem Deus é: “O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha… O Senhor dos exércitos; ele é o Rei da Glória”.
  2. O que Deus faz: “Ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.”

A Bíblia é nossa referência de louvor

Perceba que em ambos os casos analisados, Deus está no centro da letra. Mesmo que faça referência ao homem, o ser humano está em lugar periférico, enquanto Deus é o centro da música. Note também que encontramos os mesmos elementos nesses dois exemplos: ambos falam, basicamente, de (1) quem Deus é e (2) o que Deus faz.

E isso não é uma coincidência. Na verdade, estima-se que 70% dos Salmos são louvores e têm a mesma estrutura básica: falam sobre quem Deus é (os atributos de Deus) e o que Deus faz (as obras de Deus).

Não podemos encontrar uma referência melhor para aprender o que é louvar senão por meio da Bíblia, afinal, ela foi inspirado pelo próprio Espírito Santo para nos ensinar tudo o que precisamos saber para adorar a Deus.

Veja mais alguns exemplos com a mesma estrutura básica ou que mostram como a Bíblia é a nossa referência:

  • Apocalipse 15:2-4 – Um outro louvor no Céu.
  • Salmo 119:54 – A Bíblia como fonte de inspiração para louvar.
  • Mateus 26:30 – Jesus também louvava.

Definição e propósito do louvor

Definição

Para entender o significado bíblico de louvor, também é importante conhecer a sua etimologia, ou seja, a sua origem. A palavra louvor vem do hebraico הָלַל (ha.lal), que quer dizer elogiar, engrandecer. Portanto, quando estamos louvando, na verdade estamos elogiando alguém. Por isso, precisamos entender a diferença entre música e louvor.

Qualquer coisa cantada pode ser uma música, mas para ser um louvor, precisa elogiar a Deus. Ou seja, o conteúdo deve ter o Senhor como centro da letra. É por isso que todos os exemplos bíblicos de louvor trazem aqueles dois elementos básicos: quem Deus é (os atributos de Deus) e o que Deus faz (as obras de Deus). Sem isso, um cantor pode cantar uma música, mas não será um louvor.

Propósito

Se louvar a Deus é elogiá-lo, ou seja, engrandecê-lo através da música, o louvor tem o propósito de dar a Deus a glória da qual Ele é digno. O louvor também engrandece a Deus na nossa consiciência, e é um potente meio de ensinar e reforçar as doutrinas bíblicas por meio da música. Em Deuteronômio 31:19, o Senhor mesmo usou esse método. Deus deu uma canção para que Moisés ensinasse ao povo de Israel como um método de memorização.

Encontramos um outro exemplo interessante e mais recente de como o louvor pode ser usado para ensinar a Bíblia através de Martinho Lutero. Ele disse que sua mensagem foi mais propagada por seus 37 hinos, dentre eles Castelo Forte, do que por suas 95 Teses.

Analisando o louvor atual

Atualmente, a música gospel se tornou um grande mercado. Artistas gospel, como são chamados, fazem muito sucesso entre todo tipo de público. Mas se atentarmos usando a Bíblia como referência, perceberemos que muito do que é cantado são músicas, mas não são louvores porque Deus não está no centro da letra, e sim o ser humano. Veja alguns exemplos famosos:

  • “Quem te viu na prova e não te ajudou…”
  • Minha vitória tem sabor de mel”
  • Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor, não chore se o mundo ainda não notou”
  • “Restitui, eu quero de volta o que é meu

A música pode ser importante como forma de reflexão pessoal, ou como método de terapia. Mas para adorar a Deus, ela precisa ser um louvor, ou seja, elogiar e engrandecer o Senhor: seus atributos e suas obras.

Um exemplo de louvor moderno

Vamos analisar um exemplo de louvor moderno que se tornou grandemente famoso. O título é “Sabor de Mel”. Veja um trecho:

Quem te viu passar na prova e não te ajudou,

Quando ver você na benção vão se arrepender,

Vai estar entre a platéia e você no palco,

Sabor de Mel, Composta por Agailton Costa e Silva e Cantada por Damares

Vamos analisar o conteúdo da letra:

Música Sabor de Mel, Agailton Costa e Silva

Note que apesar de ter sido muito cantada no meio evangélico, é o ser humano que está no centro da letra. Segundo a Wikipedia: “A canção, fez a cantora receber várias indicações ao Troféu Talento em 2009. Individualmente, Sabor de Mel foi indicada à música do ano, mas perdeu para “Faz um Milagre em Mim”, de Regis Danese. A canção, se tornou febre nas rádios do segmento. Somente um vídeo dessa música possui mais de 12 milhões de exibições”.

Conclusão

Essa tendência atual para exaltar o homem, seus dilemas e suas dificuldades é o que chamamos de antropocentrismo – o homem como o centro. Deus até aparece, mas como aquele que apenas atende às necessidades humanas. No entanto, biblicamente, Cristo é quem deve estar no centro. O nosso louvor, portanto, deve ser cristocêntrico. E, como vimos, uma música, para ser um louvor, precisa elogiá-lo; basicamente com dois elementos sempre presentes nos louvores que vemos na Bíblia:

  1. Elogiar quem Deus é: falando dos atributos de Deus;
  2. Elogiar o que Deus faz: falando das obras de Deus.

Referências

  1. Lista de passagens bíblicas com o termo “louvor” (do hebraico “halal”)
  2. Sobre a música “Sabor de Mel”
  3. Ex-bruxa alerta sobre distorção da adoração: “A idolatria está infiltrada na Igreja”

1 comentário para “O significado bíblico de louvor”

  1. maravilhoso artigo! acabei de fazer a leitura de salmos 50 onde o Senhor Deus diz:
    “Prepare para mim um banquete de louvores, ofereça ao Deus Altíssimo uma festa de promessas cumpridas. Depois, peça socorro quando estiver com problemas: eu o ajudarei, e você me honrará”.
    Ele pede mais disso ao invés de ofertas queimadas e sacrifícios. Obrigada por esclarecer o louvor e agora irei ficar atenta as letras das canções e artistas que escuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *