Foto do livro Cristianismo Puro e Simples.

Cristianismo Puro e Simples

A importância da obra

É uma das obras mais impactantes de um dos pensadores mais brilhantes do cristianismo. Cristianismo Puro e Simples chegou à pós-modernidade sem perder em nada sua relevância. E à medida que o raciocínio e a decadência moral humana avançam, essa obra adquire fluorescência a ateus questionadores sinceros, especialmente aos agnósticos, e fortalece a fé dos cristãos que desejam um raciocínio mais consolidado – é apologética com linguagem acessível a todos os interessados.

Assim como o título propõe, o livro apresenta o cristianismo puro e simples, sem partido denominacional ou doutrinas particulares. Mas de forma clara, concisa e brilhante, Lewis aborda os temas mais basilares; a começar pela própria existência de Deus pelo “Argumento Moral”.

Minha experiência de leitura

Enquanto lia, fui transportado pela sinceridade de Lewis, que antes fora ateu convicto, e agora, estava rendido à necessidade de admitir a existência do Criador – aborda também a moralidade cristã, a natureza divina, o pecado e sua fonte original, entre outros temas muitíssimo interessantes.

Destaco o capítulo que marcou minha consciência: “O Grande Pecado”. Estava no ônibus enquanto lia, e se você estivesse lá, veria alguns sorrisos, e depois espantos, e algumas pausas para oração: “Meu Deus, eu sou terrível!”, vinha à minha mente. “Meu Deus, esse sou eu”. Foi uma experiência inesquecível e me ajudou a entender a raiz de todas as minhas corrupções: o orgulho.

Razões para ler e presentear

Assim, com esta obra pode obter uma visão muito mais ampla da vida cristã; um raciocínio mais claro para ter certeza do porquê o cristianismo faz mesmo todo o sentido, e argumentos muito mais sinceros para manter sua fé. Também me ajudou quanto ao preconceito com cristãos que pensam diferente de mim, pondo-me no lugar do outro.

Portanto, é uma ótima dica de presente a amigos questionadores, descrentes ou curiosos. Pode render conversas muito mais profundas, evitando conflitos doutrinários. Vale à pena para entender melhor os conceitos que fundamentam a sua fé (ou a falta dela).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *