Como será o arrebatamento?

Um dos temas mais populares no que diz respeito aos últimos eventos do mundo, é o arrebatamento. Ele normalmente é retratado como um evento em que os salvos vão desaparecer de todas as partes do mundo porque foram tomadas direto para a glória. Mas como Jesus o descreveu? O que a Bíblia esclarece sobre isso?

O arrebatamento na cultura popular

Filmes, novelas e uma infinidade de músicas costumam retratar o arrebatamento, e isso mostra o quanto é um tema popular. No final de 2017, a TV Record, conhecida no Brasil por produções de temas bíblicos, lançou a telenovela Apocalipse.

Em determinado capítulo, a novela reproduziu o imaginário popular de como será o arrebatamento. Em todos os lugares do planeta, nas mais diferentes nações, homens, mulheres, crianças e bebês simplesmente desaparecem de uma vez. Eles somem sem deixar qualquer rastro.

Uma outra produção cinematográfica americana ainda mais conhecida, e de alcance mundial, originou-se de uma série de livros. A série leva o mesmo nome: “Deixados para trás”.

A série de filmes traz atores conhecidos. Através de efeitos especiais, retratam o arrebatamento de uma forma: pessoas desaparecendo em todos os cantos da terra. Apenas os que não estavam preparados ficam para trás, perplexos de não estarem entre os escolhidos.

Com o arrebatamento, carros e aviões ficam desgovernados porque não há mais pessoas para operá-los. Uma série de desastres se espalha pelo mundo.

Cena da telenovela Apocalipse, da TV Record, retrata o momento do arrebatamento. Fonte: universal.org

De forma geral, pode-se dizer que esse é o imaginário popular. As cenas da novela e dos filmes retrataram como a grande maioria dos evangélicos acredita que será a volta de Jesus.

Os fundamentos da crença

Os fundamentos para essa crença encontram-se principalmente no sermão profético de Cristo em Mateus 24:

Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.

Mateus 24:42-44

Outra passagem utilizada para explicar o arrebatamento também está no mesmo capítulo:

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.

Mateus 24:27

A partir desses versos e pelos retratos em filmes, novelas e músicas, tudo reforça a crença no arrebatamento como um desaparecimento em massa. Essas obras fazem parecer que o arrebatamento será um evento em que muitos desaparecerão de uma vez. Por isso, muitos também chamam esse evento de “arrebatamento secreto” – porque os salvos desaparecem sem deixar rastros. Mas lendo o capítulo completo de Mateus, algumas pessoas podem ficar em choque. Elas podem descobrir que o arrebatamento não será em nada parecido com essas cenas que ficaram tão famosas.

Como Jesus descreveu o arrebatamento

É verdade que Jesus disse que “será levado um e deixado outro” (Mt 24:42). Mas Ele nunca falou que as pessoas iriam desaparecer. Muitos associam também ao fato de Jesus ter dito que seria como um relâmpago. Logo, seria algo rápido como um flash. Contudo, Jesus não comparou com a velocidade de um relâmpago. Ele disse que é “como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente” (Mt 24:27). Ou seja, Jesus falou da sua visibilidade.

A descrição paralela de Lucas deixa ainda mais claro que Jesus comparou sua volta com o brilho do relâmpago. Não comparou à sua velocidade: “Pois o Filho do homem no seu dia será como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu” (Lc 17:24 NVI).

Veja como Ele descreveu o momento da sua vinda e o arrebatamento dos salvos no próprio capítulo 24 de Mateus, poucos versículos antes:

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Mateus 24:30,31

Perceba que o momento do arrebatamento é marcado por eventos visíveis:

  • Aparecerá no céu o sinal do Filho do homem”
  • Todas as tribos da terra se lamentarão, e verão
  • “vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória

É com o vislumbre desses eventos que Ele continua: “E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”. Logo, o arrebatamento, ou seja, o momento em que os salvos são levados da terra, é marcado por, pelo menos, 3 características:

  1. Visível: “todas as tribos da terra se lamentarão, e verão”;
  2. Audível: “enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta”;
  3. Global: “ajuntarão os escolhidos … de uma à outra extremidade dos céus”.

Como Paulo descreveu o arrebatamento

Apesar de Jesus não ter usado a palavra “arrebatamento” para falar do momento em que os salvos são levados da terra, o Apóstolo Paulo usou. Ele também descreveu o momento do resgate dos salvos, lembrando até o momento do toque das trombetas de que Jesus se referiu:

Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

1 Tessalonicenses 4:16,17

Paulo enfatizou os mesmos pontos que Jesus descreveu:

  1. Visível: “o Senhor mesmo descerá do céu”;
  2. Audível: “com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus”.

Paulo queria confortar os irmão de Tessalônica que estavam tristes por causa dos que morreram na fé. Eles não testemunharam a volta de Jesus. Então, ele descreveu esse momento dizendo que seria “ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. E com esse cenário, visível e audível, ele conclui: “Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles”.

O verbo “arrebatar”, em grego harpazō (αρπάζω ), significa “tomar rapidamente”, levar com força ou de forma repentina. Mas não significa desaparecer. Essa será a forma como os anjos resgatarão os salvos. Eles serão levados ao encontro com Cristo nos ares. Serão levados rapidamente, de forma súbita, sem demora.

Algumas interpretações tentam separar o arrebatamento da volta gloriosa de Jesus, como se fossem ocorrer em dois momentos separados. Mas perceba que Paulo não deixa dúvidas. O arrebatamento será na volta gloriosa de Cristo. Isto foi tal como o próprio Jesus também descreveu.

Receba o aviso de novos artigos!

Conclusão

Então, podemos concluir que o arrebatamento é sim um evento bíblico. Mas não será secreto, como se as pessoas fossem desaparecer aqui e ali sem deixar rastros. O arrebatamento ocorre no momento da volta de Jesus. Será o evento mais visível, audível e global da história desse mundo. Todos testemunharão Jesus vindo com as nuvens em poder e muita glória. Os anjos descerão de todos os cantos da terra para levar os salvos ao céu. Os mortos em Cristo ressuscitarão para estarmos todos juntos com o Senhor.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse tema, preparamos dois estudos completos sobre a volta de Jesus que você pode baixar gratuitamente:

Ambos fazem parte de um curso com 20 aulas que também é inteiramente gratuito:


1 comentário para “Como será o arrebatamento?”

  1. Um artigo abençoado!

Comentários estão fechados.