Ferramentas para estudar a Bíblia.

3 ferramentas para estudar a Bíblia

Apesar de a Bíblia ter em si todo o conhecimento fundamental para o cristão, há diversas ferramentas para estudá-la que ajudam a ampliar o nosso conhecimento das Escrituras. A seguir, vamos listar as 3 ferramentas para estudar a Bíblia mais importantes: O Comentário Bíblico, A Concordância Bíblica e O Dicionário Bíblico. Explicaremos para que serve cada uma e daremos indicações específicas.

Comentário Bíblico

Definição

Um comentário bíblico apresenta as explicações de um teólogo, ou de vários teólogos, para ajudar a esclarecer o que o texto bíblico significa. Além disso, um comentário também complementa o contexto apresentando a história, geografia, cultura, aspectos da língua, e etc.

Os comentários bíblicos, se bem utilizados, podem enriquecer muito nossa compreensão das Escrituras. Mas se você não completou sua primeira leitura, mantenha o foco em entender as passagens mais difíceis através de outras passagens mais fáceis da Bíblia que tratam do mesmo tema. Isso aumentará seu conhecimento e vai lhe ajudar a memorizar as passagens relacionadas de um mesmo assunto.

Indicações

Série Logos: Um dos melhores comentários disponíveis em língua portuguesa é o Comentário Bíblico da Série Logos, uma edição da Casa Publicadora Brasileira. O material é composto pela apresentação de diferentes teólogos, distribuindo cada um dos livros da Bíblia ao longo de sete volumes muito bem elaborados. É um material de excelência e que vale o investimento.

Podcast Comentário Bíblico: É o material oficial da Classe Bíblica.org. Já conta com mais de 20% da Bíblia comentada em áudio disponível nas principais plataformas de streaming e é completamente gratuito.

Concordância Bíblica

Definição

Uma concordância ou chave bíblica é um tipo de índice baseado em palavras e é uma das ferramentas mais importantes para estudar a Bíblia. Se, por exemplo, você estiver estudando um tema sobre fidelidade, você pode procurar a palavra “fidelidade” numa concordância bíblica. Ela vai mostrar abaixo uma lista de passagens bíblicas, com livros, capítulos e versículos, que contém esta mesma palavra. É uma excelente e importante ferramenta de pesquisa para estudar a Bíblia. E sem uma boa concordância, você se sentirá inclinado a aceitar as relações de versos bíblicos que outras pessoas lhe apresentarem, como se eles, de fato, concordassem com o mesmo tema.

Bíblias de estudo costumam conter em seu material suplementar uma concordância bíblica básica, para ajudar o leitor a encontrar mais passagens com a mesma palavra em que ele está interessado. No entanto, existem livros de concordância bíblica a parte e muito mais amplos.

Se precisar pesquisar um tema bíblico, encontrar diversas passagens da Bíblia relacionadas por uma palavra-chave é uma das melhores formas de estudo, e é a isso a que se propõe uma boa concordância bíblica.

Indicações

Bíblia Thompson: A Bíblia Thompson é uma exceção quando se fala de bíblicas com concordância porque ela é inteiramente feita para relacionar as passagens de mesmo tema. No lugar de possuir um comentário com a visão particular de um ou mais teólogos, ao lado de cada versículo Thompson traz os índices de temas relacionados para que você mesmo faça a sua pesquisa. Veja um exemplo a seguir:

Fonte: Google Books

Concordância Bíblica Exaustiva: A Concordância Bíblica Exaustiva de autoria de Thomas L. Gilmer, Jon Jacobs e Milton Vilela. Publicada pela Editora Hagnos, traz um volume único na edição de 2006. Possui 1510 páginas e promete conter todas as palavras do texto bíblico da versão Almeida Corrigida Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

Dicionário Bíblico

Definição

Um dicionário bíblico, assim como um dicionário de um idioma, nos ajuda a encontrar por palavra, o significado dela, mas dentro do contexto bíblico. A definição também pode apresentar diversas passagens bíblicas em que esta palavra aparece e que reforçam o significado.

Indicações

Algumas bíblias também podem trazer um pequeno dicionário bíblico ao final. Mas costumam ser insuficientes para uma pesquisa mais aprofundada. Por isso, um dicionário bíblico dedicado, como livro a parte, é o indicado.

A mesma série Logos, que apresenta o comentário bíblico completo de todos os livros da Bíblia, também possui em seu oitavo volume um Dicionário Bíblico bastante amplo.

Ferramentas integradas

Se você fala inglês, também pode fazer uso dos excelentes recursos disponíveis na internet gratuitamente. Algumas plataformas procuram trazer todas as ferramentas de estudo integradas e com diversas traduções para comparar. Vale a pena conferir algumas dessas plataformas:

Seja avisado de novos artigos por email!

Conclusão

Neste artigo apresentamos os 3 principais materiais que auxiliam no estudo das Escrituras. Ainda existem diversos outros recursos que vão desde mapas bíblicos a dicionários para os idiomas originais.

Note, porém, que você não precisa adquiri-los todos de uma vez. Pense neles como um investimento espiritual. E lembre-se de que todo investimento nas coisas de Deus traz retorno para a eternidade. É a melhor aplicação que um ser humano pode fazer na vida.

Nós também oferecemos cursos bíblicos completamente gratuitos:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *